Quociente
Este quociente engloba os relacionamentos entre contas do balanço que refletem uma situação estática de posição de liquidez ou o relacionamento entre fontes diferenciadas de capital. , perdem em significação se não forem analisados em conjunto com outros grupos. No caso especifico, os quocientes de rentabilidade e de atividade têm, ao longo dos anos, um efeito muito grande sobre os de liquidez. Já no que se refere à posição de endividamento, muitas vezes ela é o foco iniciai de uma boa ou má situação de rentabilidade futura. Na verdade, liquidez e rentabilidade interagem uma sobre a outra, levando a uma determinada configuração empresarial.
· Quociente de Liquidez Imediata = Disponibilidades/PC
Este quociente representa o valor de quanto dispomos, imediatamente, para saldar nossas dívidas de curto prazo.
· Quociente (Índice) de Liquidez Corrente = AC/PC
Esse quociente relaciona de quantos reais dispomos, imediatamente disponíveis e conversíveis em centos prazos em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo.
· Quociente de Liquidez Seco = (AC – Estoques)/PC
Esta é uma variante muito adequada para se avaliar conservadoramente a situação de liquidez da empresa.
· Quociente de Liquidez Geral = (AC + Realizável LP)/(PC + ELP)
Esse quociente serve para detectar a saúde financeira (no que se refere à liquidez) de longo prazo do empreendimento.
Quocientes de endividamento (estrutura de capital).
Estes quocientes relacionam as várias fontes de fundos entre si, procurando retratar a posição do capital próprio com relação ao capital de terceiros. São quocientes de muita importância, pois indicam a relação de dependência da empresa com relação a Capital de Terceiros.
Quociente de Participação de Capitais de Terceiros Sobre os Recursos Totais = Exigível Total*/Exigível Total + PL Exigível total = Passivo Circulante + Passivo Exigível a Longo Prazo
Expressa o quociente a porcentagem que o endividamento representa sobre