Quociente de liquidez
Os quocientes de Liquidez evidenciam o grau de solvência da empresa em decorrência da existência ou não de solidez financeira que garantam o pagamento dos compromissos assumidos com terceiros. Estes quocientes mostram a proporção existentes entre os investimentos efetuados no ATIVO CIRCULANTE e no ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO em relação aos CAPITAIS DE TERCEITOS que são:
• Passivo Circulante
• Passivo Não Circulante
Tipos Quocientes de liquidez: • liquidez geral • liquidez corrente • liquidez seca • liquidez imediata
Liquidez Geral, fórmula: LG = A.C + R.L.P / P.C + P.N.C
Onde:
AC = ativo circulante
RLP = Realizável a Longo Prazo
PC = Passivo Circulante
PNC = Passivo não Circulante
Esse quociente evidencia se os recursos financeiros aplicados no Ativo Circulante e no Realizável em Longo Prazo são suficientes para cobrir as obrigações totais, isto é, quanto a empresa tem no AC+RLP para cada real de obrigação total (Passivo Circulante e Passivo Não Circulante).
Interpretação: “quanto MAIOR este quociente, MELHOR!”
Atenção (1): Quando este quociente for = ou maior que 1 pode-se afirmar, em princípio, que a empresa encontra-se satisfatoriamente estruturada do ponto de vista financeiro.
Atenção (2): Quando este quociente for inferior, menor que 1 significa que a empresa está em situação de insolvência, significa que os Capitais de Terceiros financiam todo o AC, ARLP, além das contas de Investimentos, Imobilizado e Intangível. Esta empresa encontra-se na mãos de terceiros.
Liquidez Corrente, fórmula: LC = AC / PC Esse quociente revela a capacidade financeira da empresa para cumprir os seus compromissos de Curto Prazo. Ou seja, quanto a empresa tem de AC para cada real de PC.
Interpretação: “quanto MAIOR este quociente, MELHOR”
A interpretação deste quociente deve ser direcionada para verificar a existência ou