Analise por quociente
A análise por intermédio de quocientes consiste em estabelecer uma “razão” entre duas ou mais quantidades monetárias ou físicas.
Necessita-se, portanto, de pelo menos duas dessas quantidades aparecendo uma no numerador e outra no denominador. O método segundo (Braga 1999:134) é denominado
QUOCIENTES porque é o número que indica quantas vezes o “divisor” está contido no
“dividendo”, obedecendo, portanto, aos princípios da operação matemática divisão.
Os quocientes classificam-se em:
ANALISE POR QUOCIENTES
ANÁLISE DOS QUOCIENTES – BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
1 - O Quociente do Equilíbrio Orçamentário é resultante da relação entre a Previsão Inicial da Receita e a Dotação Inicial da Despesa, indicando se há equilíbrio entre a previsão e fixação constante na LOA.
2 - O Quociente de Execução da Receita é resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para a cobertura de despesas.
3 - O Quociente de Desempenho da Arrecadação é resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Inicial da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para administração dos indicadores fiscais.
4 - O Quociente de Utilização do Excesso de Arrecadação é resultante da relação entre os Créditos Adicionais abertos por meio de excesso de arrecadação e o total do excesso de arrecadação, indicando a parcela do excesso de arrecadação utilizada para abertura de créditos adicionais.
Adicionalmente, é pertinente que esta análise seja desdobrada por destinação de recursos.
5 - O Quociente de Utilização do Superávit Financeiro é resultante da relação entre os Créditos Adicionais Abertos por meio de superávit financeiro e o total do superávit financeiro apurado no exercício anterior, indicando a parcela do superávit financeiro utilizada para abertura de créditos adicionais.
Adicionalmente, é pertinente que esta análise seja