quitridiomicetos
Carac. Gerais : São unicelulares ou filamentosos. São intranucleares, Apresentam quitina na composição da parede celular. Habitam ambientes de água doce ou salgada. Alguns organismos deste grupo possuem flagelos em alguma fase da vida. O flagelo auxilia na locomoção em meio aquático. Diversos quitridiomicetos são decompositores e outros são parasitas.
Modo de vida: grande parte dos quitridiomicetos são parasitas, obtendo seus nutrientes orgânicos de algas,lavar de insetos e vermes.
Reprodução: Células reprodutoras flageladas (gametas e zoósporos) Representantes: sapróbios que se alimentam de restos de plantas e animais e os parasitas, responsáveis por causar doenças em batatas.
Zigomicetos:
Carac. Gerais: São filamentosos com algumas espécies unicelulares. possuem hifas cenocíticas (sem septos) e que formam zigósporos durante seu ciclo de vida. Apresentam quitina na composição da parede celular. Habitam o solo, alimentam-se da matéria em decomposição. Podem constituir micorrizas (associação entre fungos e raízes de plantas).
Representantes: Um fungo bastante conhecido desse grupo é o mofo negro que parece sobre pães e outros alimentos além do Rhizobux stolonifer, bolor que cresce em frutas.
Reprodução: formam esporos sexuados chamados zigósporos
Modo de vida: são saprófagos que vivem livremente no solo, alimentando-se de matéria orgânica.
Ascomicetos:
Carac. Gerais: São unicelulares ou filamentosos. Alguns representantes deste grupo são utilizados na fabricação de pães e cervejas. Podem constituir micorrizas (associação entre fungos e raízes de plantas) e liquens (associação entre fungos e algas).
Representantes: leveduras, fermento de padaria, bolores, as trufas, Morchellas.
Reprodução: Eles caracterizam-se por formar, no ciclo de reprodução sexuada, células especiais em forma de saco, os ascos, de onde provém o nome do filo. No interior dos ascos formam-se esporos sexuais denominados ascósporos. Em certos