Reino Fungi
Organização dos fungos e suas características
Introdução
Neste trabalho será abordado Reino Fungi, mostrando características de cada grupo de fungos como; classe, Habitat, modo de reprodução, organização, nutrição .
O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como por exemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é saprofágica, alimentando-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Quitridiomicetos (Chytridiomycota)
São fungos aquáticos e formam zoósporos (esporos flagelados) no seu ciclo de vida. Nenhum dos outros grupos de fungos apresenta flagelo. Como os outros fungos, os quitridiomicetos apresentam quitina em sua parede celular e armazenam glicose. Há espécies unicelulares e que formam hifas. Eles são encontrados em água doce, água salgada e podem ser parasitas de plantas ou decompondo plantas e animais. Os quitridiomicetos, constituídos por