fungos
Fungos
Características Gerais
Os fungos possuem características próprias que os diferem das plantas, por exemplo: não fazem fotossíntese, não possuem celulose na sua parede celular que é feita de quitina etc. Alguns fungos aquáticos utilizam amido como reserva de energia.
A presença de quitina na maioria dos fungos e a capacidade de armazenar glicogênio também marcam presença nos animais.
Os funcos são eucariontes com apenas um núcleo como a levedura ou multinucleados como os fungos filamentosos. O citoplasma possui mitocôndrias e retículo endoplásmatico rugoso. São heterotróficos alimentando-se de matéria orgânica morta (fungos saprófagos) ou parasitando outras especies. Suas celulas possuem vida independente e não formão tecidos verdadeiros.
Os fungos são ubíquos e residem no solo, na água, em vegetais, em carcaças e até em animais vivos. O vento serve para dispersar os esporos que dão origem a maioria dos fungos.
1ª Classe
Zigomicetos
Característica
Os Zigomicetos são sub-grupo dos ficomicetos. Alem disso, são microscópicos e reproduzem-se formando um zigósporo quando duas hifas se tocam desse zigósporo gera um esporângio que contém esporos. Por exemplo, o bolor preto do pão.
Habitat
A maioria vivem em matéria orgânica que se encontra em lugar quente, escuro e úmido.
Uso
Utilizados na industria alimentícia, por exemplo em alguns tipos de queijos.
Foto
Mofo na banana
Bolor na berinjela
Bolor na bergamota
2ª Classe
Ascomicetos
Característica
Os ascomicetos são um grande grupo de mais ou menos 30.000 espécies catalogadas. Também são conhecidos como fungos de saco pois seus esporos (chamados ascósporos) ficam guardados em pequenas bolsas chamadas ascos. Suas hifas geralmente têm septos, porém as paredes transversais possuem buracos, deixando o citoplasma livre para se movimentar. Os ascomicetos são muitos variados, desde leveduras unicelulares até mofos e bolores que danificam os alimentos.