Aula 7 Fungos
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Professor Dsc. Raphael Cardoso Rodrigues
Fungos: Introdução
Juntamente com as bactérias, os fungos vêm a ser os seres encarregados da decomposição na biosfera, sendo suas atividades tão necessárias à existência permanente do mundo que conhecemos quanto as dos seres produtores de alimento.
A decomposição libera gás carbônico na atmosfera e devolve ao solo compostos nitrogenados e outros materiais, que poderão ser novamente usados por vegetais e eventualmente por animais.
Foi estimado que os 20 cm superiores da terra fértil possam conter perto de 5 toneladas de fungos e bactérias por hectare.
Fungos: Introdução
Constituem um grupo de microrganismos que tem grande interesse prático e científico para os microbiologistas.
Suas manifestações são familiares: crescimentos azuis e verdes em laranjas, limões e queijos; as colônias cotonosas (aspecto de algodão), brancas ou acinzentadas, no pão e no presunto; os cogumelos dos campos e os comestíveis, entre tantos.
Fungos: Introdução
Os fungos podem viver:
Como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos. Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes
Como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-os
Podem estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam.
Fungos: Introdução
Aplicações Biotecnológicas: importantes nas fermentações industriais, tais como na fabricação da cerveja, do vinho e na produção de antibióticos (penicilina), de vitaminas e ácidos orgânicos (ácido cítrico). A fabricação de pães e o amadurecimento de queijos também dependem da atividade saprofítica dos fungos.
Como parasitas: os fungos causam doenças vegetais, humanas e animais, embora a maior parte das micoses seja menos severa que as bacterioses ou as viroses.