V Deo E Livro
Quando deixou de ser necessário sair em busca de alimentos, esses grupos se estabeleceram em casas e formaram os primeiros povoados da história. Casas que eram feitas de tijolos e de argila, que o tempo desmorona e as incorpora ao terreno, mas ele conserva os artefatos construídos em cada período histórico. Graças a agricultura e a pecuária, essas pessoas deixaram de ser nômades, o que significavam que elas ficavam num único lugar o ano inteiro, isso é chamado de Sedentarismo, esses povos se beneficiariam dessa vida sedentária, começaram a dividir o trabalho e foi assim que começou a surgir profissionais como: padeiro, pedreiro, sapateiro, fazendeiro e outros.
Naquele momento os sumérios estavam melhorando as técnicas de pecuária e agricultura e logo começaram a produzir mais alimentos do que precisavam, e o que sobravam eles vendiam a outros povos em troca de dinheiro ou de produto que eles não tinham.
As cidades no II milênio já são muito grandes, circundadas por um muro que as defendem, e por fora já se possui uma paisagem de pastagens, pomares. No III milênio as cidades da Mesopotâmia lutam entre si para repartir as áreas irrigadas pelos dois rios, e esses conflitos limitam o desenvolvimento econômico e só acabam quando o chefe de uma cidade adquire um poder sobre toda a região. O primeiro fundador de um império é o Rei Sargão, que queria fundar novas cidades residenciais e a ampliação de cidade que se tornam capitais de um império, onde se concentra o poder