Quintino bocaiuva
Em 1854 no Rio de Janeiro, Bocaiúva trabalhou no “Correio Mercantil” e depois no “Diário do Rio de Janeiro”, onde trabalhou cobrindo a Guerra do Paraguai e suas consequências diretas na politica brasileira.
Quintino Bocaiuva era um jornalista muito polêmico e também um forte militante na luta pela república. Ele ganhou muito destaque com a publicação do “Manifesto Republicano” que foi publicado em 1870 na primeira edição de: “A Republica” onde ele foi um dos fundadores.
Bocaiúva teve um grande papel na imprensa nacional, pois além de um grande jornalista político ele ajudou vários jornais a ganharam vida e dinamizarem a cidade do Rio de Janeiro como “O Globo”, em 1874, e “O País”, 1884, onde em ambos defendiam os ideais republicanos com muito vigor.
Sabendo de todo o seu poder e influência, ele aproximou a população aos militares que estavam descontentes com o regime monárquico. Depois da queda da monarquia, Bocaiúva participou do primeiro governo provisório como ministros das Relações Exteriores e como senador, posteriormente, ele abdicou desses cargos para voltar a atuar como diretor em “O País”.
Em 1899 foi eleito senador e presidente do Estado do Rio de Janeiro e quando faleceu em 1912 era o presidente do Partido Republicano Conservador.
http://www.infoescola.com/biografias/quintino-bocaiuva/ http://www.e-biografias.net/quintino_bocaiuva/ http://educacao.uol.com.br/biografias/quintino-bocaiuva.jhtm
http://www.hc1960.org.br/Paginas/Quintino%20Bocaiuva.htm