Tecnicas de pesquisa
Técnicas de pesquisa são um conjunto de processos dos quais a ciência e a arte apoderam-se, a técnica é a habilidade para exercer esses preceitos, ou seja, os processos são aqueles que auxiliam na elaboração de pesquisas. Desse modo, as técnicas podem ser usadas em diversas metodologias de pesquisa e nos mais variadas áreas de conhecimento desde que estejam em harmonia com seus devidos objetivos.
No direito, as pesquisas limitam-se, em sua grande parte, em técnicas de pesquisa de campo, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, observação direta intensiva (observação e entrevista) e observação direta extensiva (questionário, formulário).
1.Pesquisa documental: É caracterizada como técnica de estudo de informações por meio de documentações que sejam escritas ou não, contemporâneas ou retrospectivas e primárias ou secundárias. A pesquisa documental vale-se de toda sorte de documentos, elaborados com diversas finalidades, essas variáveis podem tornar mais simples e clara a compreensão de textos científicos por parte do leitor que é incipiente no assunto, facilitando, também, na argumentação de quem realiza o trabalho. Tem-se como exemplo de tais documentos: documentos institucionais(mantidos em arquivo de empresas, órgãos públicos e outras organizações); documentos pessoais, tais como cartas e diários; materiais elaborados para fins de divulgação, como folders, catálogos e convites; documentos jurídicos, como certidões, escrituras, testamentos e inventários; documentos iconográficos, como fotografias, quadros e imagens; registros estatísticos; entre outros.
Todavia, ao utilizar determinadas fontes, é necessária uma maior observação dos documentos, por parte do pesquisador, pois corre-se o risco de tais fontes estarem distorcidas e serem inexatas. Esse fato ocorre, muitas vezes, ao observar-se dados antigos. As tradições orais são