Tecnicas de pesquisas
Pesquisa pode ser descrita como um procedimento científico orientado para a busca de dados a fim de sistematizar relações ou leis em qualquer campo do conhecimento, ou seja, é o meio utilizado de se obter uma informação. O foco desta análise são as técnicas de pesquisa.
Através de diretrizes e estratégias de ação pode-se classificar e direcionar o trabalho científico. É necessário, portanto, conhecer as técnicas de pesquisa para selecionar a mais adequada aos objetivos propostos. De acordo com Marconi e Lakatos, as técnicas de pesquisa dividem-se em direta, que consiste no levantamento de dados, e indireta, que corresponde à verificação, análise e cruzamento de dados já coletados.
O presente trabalho demonstrará a viabilidade destas técnicas para a aplicação prática em futuros trabalhos, e será parte do estudo da disciplina de metodologia científica e tecnológica.
OBJETIVOS
O presente trabalho objetiva demonstrar as técnicas de pesquisa mais usadas pela comunidade científica. E de maneira secundária, para ilustrar estes procedimentos, realizou-se uma pesquisa sobre a dinâmica do 2º semestre de Engenharia Biomédica, de modo que as técnicas de pesquisas estejam claramente aplicadas.
JUSTIFICATIVAS
A veracidade da informação se deve pela teoria da interpretação, ou seja, a resposta certa é a fundamentada, por isso a importância do pesquisador preocupar-se com as fontes, assim como, com o valor da informação trabalhada. Após a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo é mais indicada para comprovar fatos ou fenômenos pouco encontrados na literatura especializada. Assim, dependendo da realidade e da amostragem utilizada pela pesquisa, é possível comprovar a as hipóteses em questão.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. Técnicas de pesquisas
Segundo Lakatos e Markoni, técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção