Tecnicas de pesquisas
Existem várias classificações para as pesquisas e esta classificação depende da visão de diferentes autores. Elas podem ser classificadas quanto a finalidade, quanto ao local onde são realizadas, quanto a abordagem e quanto a teoria filosófica que a fundamenta. A classificação das pesquisas e os tipos de pesquisa podem variar dependendo da visão de cada área do conhecimento.
1.1 Classificação das pesquisas quanto a finalidade:
Pesquisa Básica ou Pura: tem a curiosidade intelectual como motivação. (Visa desenvolver teorias). As principais características são:
- entender ou descobrir novos fenômenos;
- gerar conhecimentos básicos ou fundamentais;
- requer a divulgação dos conhecimentos obtidos;
- produzir artigos científicos.
De acordo com Gil (1999, p. 42) este tipo de pesquisa “procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e conseqüências práticas.” Ex.: Pesquisas que têm por objetivo o desenvolvimento de novas linguagens de programação e sistemas operacionais.
- Pesquisa Aplicada: objetivo de resolver problemas concretos. Soluções mais imediatas. Diferem pelos objetivos que pretendem atingir (aplicar as teorias às necessidades humanas). Também chamada de tecnológica. Suas características são:
- objetiva a aplicação dos conhecimentos básicos;
- pode ou não ser reservada;
- produz produtos, processos e patentes;
- gera novas tecnologias e conhecimentos resultantes do processo de pesquisa. Como seu objetivo principal é a produção de novos produtos e processos, os seus resultados nem sempre são divulgados, pois podem gerar novas patentes internacionais, então, neste caso, se diz que a pesquisa é reservada.
Além de gerar novos produtos e processos, produz conhecimentos que são veiculados diretamente pelos pesquisadores em empresas, ou através de congressos, feiras, seminários, consultorias para assistência técnica, publicação de boletins industriais e manuais