Quimica - Obtendo cobre metálico a partir do sulfato de cobre (II)
Materiais e reagentes
• recipiente de vidro;
• Um pedaço de esponja de aço (tipo Bombril);
• Sulfato de cobre (II) pentahidratado
• água
Como fazer
• Prepare uma solução concentrada de sulfato de cobre;
• Coloque um pouco da solução no recipiente de vidro;
• Introduza na solução uma ponta do pedaço da esponja de aço, deixe por alguns segundos e observe o que ocorreu. Questões
1. Descreva o sistema inicial.
2. Discuta as observações com os seus colegas. Quais foram as evidências de reação química no processo?
3. O que aconteceu com a solução?
4. O que aconteceu com a esponja de aço?
5. Escreva a equação que representa a reação ocorrida neste experimento.
6. Em qual forma o ferro e o cobre se encontram no início do experimento?
7. Em qual forma o ferro e o cobre se encontram ao final do experimento?
8. Que tipo de reação ocorreu entre esses metais? Durante a reação, a solução vai mudando a sua coloração de azulada para acinzentada. A esponja de aço é recoberta por um sólido granulado marrom avermelhado. Esse sólido é o cobre metálico depositado sobre o ferro.
O cobre na solução encontra-se na forma de íon Cu2+. O sólido marrom avermelhado, que é depositado sobre o ferro, é o cobre na forma elementar. O ferro que se encontra inicialmente em sua forma elementar como o principal componente da composição do aço passa a fazer parte da solução, modificando a sua cor, na forma do íon Fe 2+.
Quando o ferro e o cobre são deixados em um ambiente úmido, o ferro oxida-se rapidamente, enquanto o cobre permanece inalterado. Isto acontece porque o cobre é menos reativo do que o ferro.
De modo semelhante, quando o cobre se encontra em sua forma oxidada (Cu2+) como, por exemplo, em uma solução aquosa de sulfato de cobre (II), ele pode ser reduzido e voltar à sua forma elementar (Cu). Essa redução pode ser feita colocando-se ferro metálico na solução de sulfato de cobre (II): o ferro