Síntese do complexo [cu(nh3)4]so4
1380 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃO O Sulfato de Tetraminocobre (II) monoidratado, também chamado de sulfato de tetramôniaco cobre (II) monoidratado, de fórmula [Cu(NH3)4]SO4.H2O, é um sal formado pelo íon complexo [Cu(NH3)4]2+ e pelo ânion SO42- . O [Cu(NH3)4]SO4.H2O é obtido por reação de soluções aquosas de amoníaco, NH3, e sulfato de cobre (II) pentaidratado, CuSO4.5H2O, de acordo com a reação química: CuSO4.5H2O (s) + 4NH3 (aq) → [Cu(NH3)4]SO4.H2O (aq) + 4H2O(l). Quando se adiciona o NH4OH, forma-se um ppt gelatinosos de hidróxido de cobre(II), com a sua adição continua, a sua cor se intensifica na coloração azul devido a formação escrita a cima. Os sais complexos são caracterizados pelas suas cores vivas, essas mesmas cores, dependem de alguns fatores, tais como: Do número de elétrons presentes nas orbitais d do íon metálico central, do arranjo dos ligados à volta do íon central ( geometria do complexo ), pois isso afeta a separação das orbitais, da natureza do ligando , já que diferentes ligados têm diferentes efeitos nas energias relativas das orbitais e das transições entre orbitais. A cristalização de determinado composto consiste na separação da sua fase líquida da respectiva fase sólida. A fase sólida será o resultado desta mesma cristalização, e como o nome do processo indica, a fase sólida resultante encontrar-se sobre a forma de cristais.
OBJETIVO
O objetivo desta prática, é sintetizar o sulfato mono-hidratado de tetraminocobre (II)-[Cu(NH3)4]SO4.H2O, que é um composto de geometria ortorrômbica, possuindo estruturas constituídas por camadas de quadrado [Cu(NH3)4]2+ e tetraedros de SO42-, unidos por moléculas de água.
REAGENTES E MATERIAS:
• Sulfato de cobre: O sulfato de cobre (II) é classificado como uma substância perigosa fundamentalmente porque pode produzir irritação por contato com mucosas e pele. Esta irritação se deve à acidez residual que possui, produto de seu processo de fabricação, como todo sal de cobre é solúvel , é tóxico por