relatorio de laboratorio de inorganica
4.0 – RESUMO
Este trabalho aborda a síntese do [Cu(NH3)4]SO4.H2O, através da reação de soluções aquosas de hidróxido de amônio, e sulfato de cobre (II) pentahidratado, CuSO4.5H2O, de acordo com a reação química: CuSO4.5H2O (s) + 4NH3 (aq) → [Cu(NH3)4]SO4.H2O (aq) + 4H2O(l). Foi calculado a massa e o volume de reagentes, assim como o rendimento da síntese.
4.1 – INTRODUÇÃO
Todos os elementos do grupo 11 tem um elétron s externo, além de um nível d completo. Apresentam mais diferenças que semelhanças em suas propriedades. Os três metais possuem a mesma estrutura cristalina (cúbica de empacotamento compacto). Conduzem particularmente bem a eletricidade e o calor, e tendem a ser pouco reativos. Os únicos íons simples que podem ser encontrados em solução (além dos íons complexos) são: Cu2+ e Ag+. O estado de oxidação mais estável varia com o elemento: Cu (+II), Ag (+I) e Au (+III).
Os elementos Cu, Ag e Au podem ser encontrados nos estados de oxidação (+I), (+II) e (+III). Contudo, os únicos íons hidratados simples estáveis em solução aquosa são os íons Cu2+ e Ag+. Os íons monovalentes Cu+ e Au+ se desproporcionam em água e, por isso, só podem existir na forma de compostos insolúveis ou complexos. Cu (+III), Ag (+III) e Ag (+II) são oxidantes tão fortes que conseguem oxidar a água. Assim, só ocorrem quando estabilizados na forma de complexos ou como compostos insolúveis.
Os átomos de Cu, Ag e Au têm um elétron s no seu orbital mais externo. Essa é a mesma configuração eletrônica de valência encontrada nos metais do grupo 1. Apesar disso, há poucas semelhanças com eles, além da estequiometria formal dos compostos do elemento no estado de oxidação (+I) e da elevada condutividade exibida pelos dois grupos dos metais. Os elementos do grupo 11 diferem dos do grupo 1 por terem um penúltimo nível contendo 10 elétrons d. A fraca blindagem propiciada pelos elétrons d faz com que o tamanho dos átomos dos elementos do grupo do Cu seja