sintese do amoniaco
Física e Química A – Relatório número 6
Escola Secundária Eça de Queirós
Trabalho realizado por: (alunos do 11º C3)
Inês Oliveira nº 18
Nuno Raimundo nº 24
Tânia Martins nº 27
Tiago Lopes nº 28
Índice
Objetivos
Esta actividade prático-laboratorial tinha como objectivo sintetizar um sal complexo – Sulfato de Tetraminocobre (II) Mono-hidratado. Tínhamos, ainda, como propósito aperfeiçoar a nossa capacidade de lidar com problemas experimentalmente, neste caso concreto, desejávamos estudar os procedimentos através dos quais é possível realizar a síntese do Sulfato de Tetraaminocobre (II) Mono-hidratado, pelo que nos foi possível a aplicação de técnicas de laboratório. Para além disto, pretendíamos aplicar os nossos conhecimentos teóricos relativamente aos cálculos estequiométricos, como é o caso da determinação do reagente limitante e do rendimento de uma reacção química. Como último objectivo, ambicionávamos contactar com novas substâncias e materiais de laboratório, conhecer as regras para o seu correcto manuseamento e constatar a sua utilidade.
Introdução
Reações de síntese e a síntese na indústria química
Os materiais que usamos no nosso dia-a-dia obtêm-se através de diversas transformações. Nessas transformações, que mais não são do que reações químicas, as propriedades químicas e físicas das substâncias que vão interagir (reagentes) alteram-se, originando novas substâncias (produtos da reação).
Nesta atividade preparamos uma substância, o sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado, a partir de uma reação de síntese.
Reações de síntese são aquelas em que duas substâncias reagem entre si para originar uma ou mais novas substâncias.
Quando o produto da reação é obtido artificialmente pelo ser humano, toma o nome de produto sintético, ou, simplesmente, sintético.
As reações de síntese classificam-se,