trabalhos de literatura
Teve importante papel no processo da Proclamação da República Benjamin recebeu o título de "Fundador da República Brasileira"
Como militar, subiu rapidamente vários postos, chegando a General de Brigada
Benjamin Constant (1833-1891) nasceu no dia 18 de outubro, em São Lourenço, Niterói, Rio de Janeiro
Convidado pelo Barão de Lage, foi administrar uma fazenda em Minas Gerais, mediante a divisão dos lucros
Em 1854 iniciou sua carreira de professor de matemática na Escola Militar.
Em maio de 1855 foi promovido a alferes. Em 1859 matriculou-se na Escola Central de química, mineralogia e geologia. Foi promovido a primeiro-tenente e bacharelou-se em ciências físicas e matemática. Em 1858 terminou o curso de engenharia militar. Em 1959 foi convidado pelo Governo para examinador de matemática dos candidatos aos cursos superiores do Império, função que exerceu até 1876. Em 1861 entrou para o observatório Astronômico do Rio de Janeiro, enquanto ensinava matemática no Colégio Pedro II. Em agosto de 1862 foi nomeado professor de matemática do Instituto dos Meninos Cegos.
Foi promovido a capitão em 22 de janeiro de 1866 e no dia 22 de agosto recebeu ordens para integrar as operações do Exército na Guerra do Paraguai.
Benjamin Constant Botelho de Magalhães, faleceu no dia 18 de janeiro de 1891, em Jurujuba, Niterói, vítima de várias complicações decorrentes da malária.
Quintino Antônio Ferreira de Souza, que se tornaria conhecido como Quintino Bocaiúva, mudou-se, em 1850, para São Paulo, onde se iniciou profissionalmente como tipógrafo e revisor. No ano seguinte matriculou-se no curso anexo à Faculdade de Direito, mas teve de abandonar os estudos em 1854, por falta de recursos.
Republicano histórico, sua ação se desenvolveu sobretudo na imprensa. Jornalista polêmico, louvado pelos contemporâneos pela