Quimica
CURSO DE QUIMICA INDUSTRIAL
REAÇÕES QUÍMICAS
ÁDRIA VASCONCELOS CORTEZ
ADRIANE DE FREITAS PEREIRA
ERICA PACHECO BARROS
FLÁVIA PESSOA DA SILVA
KEITIANE CRUZ LEMOS
LUCIANA CORRÊA DOS SANTOS
ONÉBIA CRISTIANE LIMA MACEDO
POLIANA CRISTINE LEITE BARBOSA
Itacoatiara - AM.
2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
CURSO DE QUIMICA INDUSTRIAL
REAÇÕES QUÍMICAS
Resumo apresentado a Universidade Federal do Amazonas - ICET, como requisito parcial da Disciplina de Introdução à Química Industrial ministrada pelo professor Cleuton de Souza no Curso de Química Industrial 2º período.
Itacoatiara - AM
2009
REAÇÕES QUÍMICAS
INTRODUÇÃO
Uma reação química se destinge de uma mudança física pela profundidade da modificação que gera, por seu caráter permanente e pela quantidade de energia envolvida. Ao se levar em consideração à forma com que os átomos se organizam, as reações químicas podem ser classificadas em cinco tipos: de síntese ou combinação, de decomposição, de deslocamento ou troca, de dupla troca e de reagrupamento interno, numa combinação, duas ou mais substancias se unem para formar um único composto.
OBJETIVO
Verificar experimentalmente como ocorre às reações químicas.
FUNTAMENTAÇÃO TEÓRICA
Todo fenômeno químico é uma reação química, em uma reação química a estrutura de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterado, ou seja: Na reação química os átomos não se transformam em outros átomos. Também não há perda dos átomos que iniciaram a reação, nem criação de átomos novos. A transformação ocorre apenas ao nível de substância, isto é, os átomos das substâncias reagentes se reagrupam de uma nova maneira e assim formam as substâncias do produto. Esse reagrupamento envolve apenas a eletrosfera dos átomos, nunca atinge o núcleo. Os átomos de cada elemento, que aparecem no reagente, são os mesmos que