Capa
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict. È um reagente químico de cor azulada, solução de sulfato de cobre, carbonato de sódio e citrato de sódio em água. Ele é utilizado para detectar a presença de certos tipos de hidratos de carbono conhecidas como açúcares redutores. Estas substâncias podem ser submetidos a reações químicas em que se dão electrões para outros compostos, o que resultam na produção de novas substâncias, e eles reagem deste modo com o reagente de Benedict para produzir um material insolúvel, o composto de cor avermelhada. A glicose e a frutose originar uma reação positiva, mas a sacarose - açúcar de mesa - não. O reagente é utilizado em testes de alimentos para detectar glicose na urina, o que pode ser um sinal de diabetes.
Usando o reagente de Benedict, (também chamado de gayder) vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling pode ser feito um teste, num tubo de ensaio, adicionando-se 10ml do reagente de Benedict em 100ml da primeira urina da manhã (mais concentrada) e depois, com a ajuda do bico de Bunsen levando a mistura a ebulição. Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do reagente; uma cor esverdeada indica a presença de pouco açúcar e uma cor alaranjada indica altos índices de açúcar,nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose .
Os alimentos podem ser testados para açúcares redutores por maceração ou trituração de uma pequena quantidade e adicionando-o reagente de alguns Benedict em um tubo de ensaio e, em seguida aquecer durante alguns minutos. A cor da solução resultante indica se qualquer um destes compostos estão presentes e dá uma idéia aproximada da quantidade. Este teste detectará açúcares normalmente presentes nos alimentos, tais como a glicose, frutose, maltose e lactose. Não será, contudo, detectar a sacarose, que é o tipo mais