Quimica - Água e tratamento
A água é um elemento fundamental para a vida do ser humano, assim como para os animas e plantas do nosso planeta. Assim, o desperdício é apenas um dos fatores que fazem com que esta temática seja motivo de preocupação no que se diz respeito à manutenção da vida, a médio e longo prazo.
Sua fórmula química é H2O e possui dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, mas algumas outras substâncias podem se juntar água, como sais minerais. A água possui a capacidade de dissolver a grande parte das substancias conhecidas, assim, ela é considerada o solvente universal. Essa propriedade que a água possui, é fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, substâncias como sais minerais, açúcares e outras, são transportadas dissolvidas na água.
Para não prejudicarmos o meio ambiente que consequente estaríamos prejudicando a nós mesmos, cabe ao ser humano ter a consciência de preservar e fazer o tratamento da água que consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
Esse trabalho abordará as principais utilidades da água, as causas da poluição e como é feito seu tratamento.
2 TEXTO
A água é muito abundante na Terra, cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água, porém é difícil encontrar água pura por causa da facilidade com que outras substâncias se misturam a ela.
Com o passar dos anos, a água está ficando cada vez mais extinta, pois ninguém cuida desse bem tão precioso que é finito. Para a água se considerar potável ela não pode possuir cheiro, ou seja, deve ser inodora, não pode possuir sabor, sendo assim insípida e por último não pode possuir cor (incolor). Para a água ser biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de