padronização de soluções introdução
A análise volumétrica é exercida determinando a quantidade de concentração desconhecida de certa solução, utilizando uma concentração de uma solução conhecida, chamada solução padrão.
A Titulação é feita adicionando uma solução titulante sobre outra titulada usando uma bureta. Essa reação precisa ser acompanhada até o final, onde ocorre o ponto de equivalência ou ponto final teórico (ou estequiométrico).O ponto final teórico da titulação pode ser identificado por uma mudança visual, pela própria substância padrão ou através da adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.
No ponto final de uma titulação ideal o ponto visível coincide ou se aproxima o máximo possível do ponto final estequiométrico.
Para uma solução ser empregada em uma análise volumétrica:
1- Deve ocorrer uma reação simples para que possa ser escrita através de uma equação química, e deve reagir completamente de acordo com as proporções estequiométricas.
2- Deve ser praticamente instantânea ou ocorrer com alta velocidade.
3- Deve ocorrer mudança de energia livre, acarretando alteração de propriedade física ou química, no ponto de equivalência.
4- Deve haver um indicador que defina nitidamente o ponto final da reação ou instrumentos para sua identificação.
As análises volumétricas requerem recipientes de medida calibrados, substâncias de pureza conhecida e indicador visual ou instrumento para detectar o final da reação.
Classificação das reações em análise volumétrica
São duas :
1- Que não apresentam nenhuma mudança de estado de oxidação, que dependem combinação de íons, como por exemplo reações de neutralização, ou acidimetriada combinação de íons e alcalimetria.
2- Reações de oxidação-redução, que envolvem mudança de estado de oxidação, ou seja, transferência de elétrons.
Soluções Padrões
São as que contém massa conhecida do reagente em um volume definido da solução.
Substâncias