Gravitropismo
O Gravitropismo é a resposta dos caules e raízes à força da gravidade da Terra. Se uma planta cresce deitada, o caule curva-se para cima e apresenta gravitropismo negativo porque vai contra o sentido da Terra e a raiz para baixo ou seja, possui gravitropismo positivo. Essa resposta é, também, mediada pela auxina que é uma hormona vegetal que se movimenta de célula a célula em direção à extremidade da coifa. A coifa possui uma zona central, a columela, com um conjunto de células ricas em amiloplastos, à qual se atribui a perceção do estímulo da gravidade, determinando assim a direção do crescimento da raíz. Acima da coifa está uma zona de divisão de células ativadas, seguida de uma zona de alongamento ou maturação onde ocorre a curvatura da raiz.
Objetivo
Com este trabalho pretende-se demonstrar o efeito da gravidade na planta e a importância do ápice para a perceção do estímulo gravitrópico. Métodos
Exp:A
1.
Obter uma placa rectangular de esferovite forrada com papel de filtro (ou algodão) e envolta em gaze. Humedecer toda a placa com água e em seguida colocar a base menor da placa numa tina com água (de modo que esta fique na vertical).
2.
Escolher 1 planta proveniente de uma semente de milho, previamente germinadas, cuja raiz apresente um estado de desenvolvimento semelhante (± 2-3 cm).
3. Colocar o milho sobre a placa de esferovite (com a ajuda de alfinetes) nas seguintes posições diferentes:
a) na vertical, com a extremidade radicular voltada para baixo;
b) na vertical, com a extremidade radicular voltada para cima;
c)
na horizontal;
d)
na horizontal com a coifa cortada - cerca de 0,5 mm (usar lâmina de barbear);
e)
na horizontal com o ápice radicular cortado em 5 mm. Marcar a extremidade de todos os vértices das raízes (com lápis). Tapar a tina para evitar a evaporação.
Exp:B
1.
Obter uma placa rectangular de esferovite forrada com papel de filtro (ou algodão) e envolta em gaze. Humedecer toda