Hormonios Vegetais - Auxinas
Definição.
Os hormônios vegetais , chamados fitormônios , auxiliam no crescimento e desevolvimento da planta. Eles são produzidos no caule, folhas jovens, frutos e sementes em desenvolvimento.
As auxinas.
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Elas são produzidas no meristema apical, meristema caulinar, em primórdios foliares, folhas jovens e sementes em desenvolvimento. Das auxinas, a mais conhecida é o AIA – ácido indolilacético.
- Fototropismo: quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz. Denominamos fototropismo positivo quando a planta se volta para a luz, como no caso do caule. Raízes tendem a se alongar de forma inversa, oposto à fonte de luz, resultado do fototropismo negativo.
- Gravitropismo: As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado gravitropismo: raízes crescem no sentido do centro gravitacional da Terra (gravitropismo positivo) e caules, no sentido oposto a ela (gravitropismo negativo).
Outros efeitos.
- A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagação vegetativa por meio de estacas. - O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto. - A auxina sintética 2,4-D (ácido 2,4-diclofenoxiacético) é utilizada como herbicida e atua somente em plantas eudicotiledôneas.
- As auxinas inibem as gemas laterais das plantas. Ao podá-las, a ausência ou diminuição das auxinas promove o crescimento destas - e é baseado em tal princípio que as podas são recomendadas como forma de promover o crescimento.
A partenocarpia.
Artificialmente, é possível produzir frutos partenocárpicos por