Conceito De Hormonios Vegetais
MAURÍCIO MOREIRA DA SILVA JUNIOR
CONCEITO DE HORMONIOS VEGETAIS
Trabalho de Biologia
Professora: Persiana
Maurício nº26
3ºB
PIEDADE
2014
INTRODUÇÃO
Uma planta precisa de diversos fatores, internos e externos, para crescer e se desenvolver, e isto inclui diferenciar-se e adquirir formas, originando uma variedade de células, tecidos e órgãos.
Como exemplos de fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, podemos citar luz (energia solar), dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico (fixado por bactérias fixadoras e cianofíceas), temperatura, comprimento do dia e gravidade.
Os principais fatores internos são os chamados hormônios vegetais.
O QUE SÃO HORMONIOS VEGETAIS
Hormônios vegetais ou também conhecidos como fitormônios são substâncias orgânicas produzidos pelas plantas e desempenham funções fundamentais no seu crescimento e desenvolvimento. São atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal. Esses hormônios estão presentes em pequenas quantidades e são produzidos nos tecidos vegetais. São substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento.
Os hormônios são sintetizados em pequenas frações, com função direcionada a locais específicos. A produção hormonal pode, conforme a espécie vegetal, obedecer indiretamente os fatores climáticos, sendo observável à medida que sucedem as estações sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A atuação dos reguladores químicos depende não apenas de suas composições químicas, mas também de como eles são "percebidos" pelos respectivos tecidos-alvo, de forma que um mesmo hormônio vegetal pode causar diferentes efeitos dependendo do local no qual estiver atuando (diferentes tecidos e órgãos), da concentração destes hormônios e da época de desenvolvimento de um mesmo tecido.