Citoquininas
Nas folhas regula o metabolismo, enquanto nos frutos estimula a divisão celular e o crescimento. A citocinina é responsável pela expansão celular, quando o tecido vegetal não possui células meristemáticas, e sem influência de outros hormônios por fotossíntese a citocinina terá influência estimulando a expansão celular. As citocininas só atuam em conjunto com auxinas.
As citocininas são sintetizadas em qualquer tecido vegetal: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes, sendo nas raízes onde se produzem maiores quantidades do hormônio. Normalmente, há uma maior produção de citocininas em momentos que já se tem iniciada a diferenciação celular e/ou uma intensa divisão celular, seja porque o hormônio é necessário para induzir o processo, seja porque as células formadas sintetizam maiores quantidades do hormônio. Assim, qualquer tecido ou parte da planta que não esteja em ativo processo de crescimento, estará produzindo pouca citocinina em suas partes terminais.
As citocinas são produzidas por todo o tecido vegetal sendo produzidas principalmente produzido nas raízes,
De acordo com a maioria dos fisiologistas de plantas, o Hormônio de planta (também chamado de Fitohormônio) é um composto orgânico sintetizado em uma parte da planta e translocado para outra parte, onde, em baixa concentração, causa uma resposta fisiológica (promoção ou inibição). Para esclarecer esse conceito precisamos fazer as seguintes considerações. • Como os hormônios devem ser sintetizados pelas plantas, nutrientes inorgânicos (como Ca2+ e K+ ) que causam importantes respostas nas plantas, não são considerados hormônios; • A definição também estabelece que o hormônio deve ser translocado na planta. No entanto, isso não significa que o hormônio não possa causar alguma resposta na célula onde ele é produzido; • Os hormônios são geralmente efetivos em concentrações em torno de 1,0 µM. Muitas outras substâncias orgânicas sintetizadas pelas plantas, como sacarose, aminoácidos, ácidos