Mulheres na Idade Média
Inês Morais, nº15
Tatiana Dias, nº25
Aveiro, 06 de Março de 2015
Mulheres da Idade Média
Professora: Helena Rodrigues
Inês Morais, nº15
Tatiana Dias, nº25
Aveiro, 06 de Março de 2015
ÍNDICE
1. Introdução……………………………………………. 5
2. Desenvolvimento
2.1. Os papéis da mulher na Idade Média …………..6
2.2. Casamento ………………………………………7
2.3. Educação ………………………………..........8/9
2.4. Vestuário…………………………………....10/11
3. Conclusão …………………………………………....12
4. Netgrafia ……………………………………….... 13/15
No âmbito deste trabalho pretendemos abordar o tema “ As Mulheres da Idade Média “ que ocorreu entre os séc. V-XV , assim com a finalidade de aprofundar o conhecimento geral.
No entanto , iremos referir vários subtemas em que neles visualizaremos várias diferenças com o presente.
Escolhemos como fonte de pesquisa o uso da Internet pois presentemente esta é uma das fontes mais enriquecida, de rápido acesso e fácil manuseamento.
2.1. Os papéis da mulher na Idade Média
A mulher era considerada um mero instrumento e posse exclusiva do seu marido , assim para os Clérigos esta era reconhecida como um ser muito próximo da carne e dos sentidos , logo uma pecadora.
Assim , era como se fosse uma aliada do demónio.
Este tratamento deve-se à superioridade feminina em certas situações em relação à população masculina.
Com a propagação do Cristianismo , o poder feminino foi combatido pelos Clérigos que afirmavam a igualdade entre os dois sexos.
2.2. Casamento
Este matrimónio era caraterizado por muitas regras e doutrinas ditadas pela Igreja Católica.
Assim , as pessoas não se manifestavam perante as “leis” da Igreja , logo era uma crença cega e fiel que originou muitos problemas.
Porém , a Igreja não tinha um bom ver perante a relação amorosa entre os dois sexos , apenas valorizava o amor ao próximo.
Mesmo casados, o casal deveria ter relações