Fitormonios
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Entre as categorias de hormônios vegetais relacionados à divisão celular, crescimento e diferenciação, destacam-se:
Auxinas
Giberelinas
Etileno
Ácido Abscísico
Citocininas
Giberelinas - Ação
Caule: alongamento das células Plantas anãs são geneticamente incapazes de produzir (giberelinas).
Folhas: alongamento das células Usado na horticultura para obtenção de plantas com folhas maiores e largas.
Fruto: Aceleram a distensão celular (em frutos jovens provoca um acentuado aumento).provocam partenocarpiaSemente: Quebra a dormência.Floração: Induz em plantas acaules (caules reduzidos).Ex: cenoura, nabo, rabanete
Giberelinas
A ação da giberelina vem sendo intensivamente estudada em viticultura. Aplicações efetuadas desde o aparecimento da inflorescência até o início da maturação visam principalmente o aumento da produção através do aumento do peso dos cachos e dos bagos e à obtenção de cachos medianamente soltos (que dispensam a operação de desbaste e facilitam o controle de doenças). Além disso, a aplicação do ácido giberélico pode acarretar no engrossamento dos pedicelos e engaços e obtenção de frutos sem sementes, com diminuição do ciclo da videira, antecipando-se o período de colheita.
Citocininas
O papel essencial da citocinina é regular o crescimento vegetal, “normalizando” o desenvolvimento da planta.
A citocinina proporciona a ocorrência de um crescimento controlado e organizado da forma e da estrutura das plantas superiores.
Além disso, elas também provocam a diferenciação dos grupos de células que formam os tecidos e que se tornarão as diferentes partes das plantas.
Citocininas
A inibição da senescência, isto é, do envelhecimento, é outra importante função desses hormônios. Esse