fitormonios
Sumário
1- Introdução
2- Atuação
3- Fatores Externos/Internos
4- Principais Fitormônios:
4.1- Auxinas:
4.2- Ácido Abscísico
4.3- Giberilina:
4.4- Gás Etileno:
4.5- Citocinina:
1- Introdução: Os fitormônios, também chamados de hormônios vegetais, são substâncias orgânicas que atuam no desenvolvimento em geral das plantas.
2- Atuação:
Os hormônios vegetais atuam desde o crescimento e desenvolvimento da planta, até a forma em que ela toma, além da floração, divisão celular e amadurecimento dos frutos.
3- Fatores Externos/Internos:
O desenvolvimento das plantas depende de fatores internos e externos. Exposição à luz, presença de água e nutrientes, nitrogênio proveniente da atmosfera, dióxido de carbono e temperatura local, são fatores externos que são diretamente ligados à “saúde” da planta. Já os fitormônios, são fatores internos, que assim como os externos, influenciam diretamente no desenvolvimento da planta.
4- Principais Fitormônios:
- Auxinas
- Ácido Abscísico
- Giberilina
- Gás etileno
- Citocinina
4.1- Auxinas:
As auxinas têm como função promover o crescimento da planta. É produzida no caule, na raiz, sementes em germinação, folhas jovens, tecidos de cicatrização e em alguns frutos e fungos.
4.2- Ácido Abscísico
O ácido abscísico é produzido pelas folhas maduras e faz com que essas, e os frutos maduros, caiam.
4.3- Giberilina:
A giberilina tem como função estimular o crescimento do caule, induzir a germinação de sementes, estimular o florescimento e desenvolver certos frutos.
4.4- Gás Etileno:
O Gás Etileno é produzido por diversos tecidos vegetais. Tem como funções induzir a floração e estimular a maturação das frutas.
Figura 1: Efeito do Gás Etileno
4.5- Citocinina:
Figura 2: Apresentação da divisão celular mitose
A citocinina é produzida no ápice das raízes e é