Fitormonios
Trabalho de Biologia
Fitormônios
Alunas:
Eletrotécnica 2B
15/10/2014
Fitormônios - Definição Fitormônios são hormônios vegetais que atuam nos diferentes órgãos das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos), coordenando e regulando seus inúmeros processos vitais, como crescimento, floração, reprodução e frutificação.
Um vegetal depende de fatores internos e externos para se desenvolver. Entre os fatores externos encontram-se luz (energia solar), dióxido de carbono, água e minerais, duração do dia, temperatura e gravidade. Por sua vez, os fitormônios constituem-se como os principais fatores internos de controle das reações de desenvolvimento e crescimento das plantas.
A atuação destes reguladores químicos depende não apenas de suas composições químicas, mas também de como eles são "percebidos" pelos respectivos tecidos-alvo, de forma que um mesmo fitormônio pode causar diferentes efeitos, dependendo do local no qual estiver atuando (diferentes tecidos e órgãos), da concentração destes hormônios e da época de desenvolvimento de um mesmo tecido.
Atualmente, são reconhecidos cinco grupo de fitormônios: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno. O estudo da ação desses hormônios tem permitido seu uso para aumentar a produtividade, a variedade e o tempo de conservação de alguns produtos vegetais, principalmente frutas e, o que tem contribuído diretamente para minimizar custos e baratear preços ao consumidor final.
Fitormônios – Classificação
1- Auxina: Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes e é transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema. A auxina permite a queda de folhas, flores e frutos velhos, uma vez que sua falta nestas estruturas ocasiona abscisão, ou seja, a separação da estrutura do restante da planta.
Também apresentam como função