Industrialização brasileira
A industria nos países emergentes é gerada em torno dos investimentos em mão de obra , energia e infra-estrutura . Países como Alemanha, Japão alguns países asiáticos geraram sua industria através de investimentos de tecnologia e pesquisas, os quais só foram possíveis por conta da revolução industrial ( onde as maquinas foram introduzidas nas cidades no século ... sei lá )
No Brasil, a revolução industrial não aconteceu de fato, mas seu progresso na industria ocorreu de forma muita lenta.
Aspectos gerais da industria no Brasil:
- Mercado interno
Não expande o comercio atendendo o publico já existente, sem correr riscos ( economia muito vulnerável).
- estrutura de transportes
A industrialização começa no sudeste por conta da ‘‘facilidade’’ de transportes e urbanização
-expansão urbana
Começa a ter um publico maior
-empresas nacionais + bens de consumo não duráveis
O mercado interno no Brasil era extremamente focado na agricultura, mais especificamente na cafeicultura. O centro de comercio era São Paulo pois tinha industrias mais expressivas.
Como mão de obra, italianos suíços e espanhóis vinham para são Paulo para trabalhar , mas suas condições aqui não eram muito boas. Assim estes criam sindicatos para melhorar suas condições de trabalho ( greve de 17). Eles também eram anarquistas, defendendo a abolição do estado.
Governo Getúlio Vargas (1930 - 1945)
Até 1930 O Brasil possuía a política café-com-leite ( SP e MG ), sendo chamada de republica velha. Por conta do café, sendo este ‘‘preso’’ ao mercado interno, o pais possuía muita instabilidade na economia.
Com o golpe do exercito ( expulsando Julio prestes da presidência , após acusar-lo de fraude eleitoral ) Vargas usa a morte de João pessoa ( candidato a vice presidente) culpando a oposição, assim com prestes deposto, GV torna-se presidente
Pensamento GV:
- rompe a política café-com-leite
- Abre o mercado interno, exportando o café
- aposta no capital