Quimica - tratamento de agua
TRABALHO
DE
QUIMICA
INTRODUÇÃO
A água é essencial para vida, mas antes de ser consumida deve passar por alguns processos como de filtração, floculação, decantação, filtros de carbono e a desinfecção que elimina os germes nocivos à saúde. Ela precisa ser tratada, pois água sem tratamento quando ingerida pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças.
Para ser considerada biologicamente potável a água, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças, mas ao longo do tempo a poluição torna isso cada vez mais difícil pois o lançamento de resíduos orgânicos acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e o de resíduos inorgânicos, muitos inclusive tóxicos e cumulativos, nos mares, caracterizam o que chamamos genericamente de poluição das águas. Por consequência da poluição este bem está praticamente existindo da terra.
A POLUIÇÃO DA ÁGUA.
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição.
É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo.
Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).
A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água. Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água?
A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em