Reações químicas e um estudo aplicado: tratamento primário da agua
REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ÁGUA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
CAMILA SOUZA
HELEN BOMFIM
LAIANE LOUREIRO
LUCAS LISBOA
SALVADOR, BAHIA
2013
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ÁGUA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
CAMILA SOUZA
HELEN BOMFIM
LAIANE LOUREIRO
LUCAS LISBOA
Relatório referente a pratica “Reações químicas e um estudo aplicado: Tratamento primário de água”, da disciplina Química Geral I, turma EQC-VX03B, do curso de Engenharia.
SALVADOR, BAHIA
2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma reação química é um processo que leva à transformação de uma substância química em outra. Classicamente, reações químicas englobam mudanças que envolvem apenas a posição de elétrons na formação ou quebra de ligações químicas entre átomos, sem mudança no núcleo, e podem ser descritas como equações químicas.(IUPAC, 1997)
A substância (ou substâncias) inicialmente envolvida em uma reação química é chamada reagente. Reações químicas são geralmente caracterizadas por uma mudança química, e estas geram um ou mais produtos, que geralmente têm propriedades diferentes dos reagentes. Reações geralmente consistem em uma sequência de passos individuais, as chamadas reações elementais, e a informação do curso de ação preciso é parte no mecanismo de reação. Reações químicas são descritas com equações químicas, que apresentam graficamente os materiais iniciais, produtos finais, e às vezes produtos intermediários e condições de reação.
Reações químicas acontecem a uma taxa de reação característica em uma dada temperatura e concentração química, e reações rápidas geralmente são descritas como espontâneas, não requerendo energia extra além da energia térmica. Reações não espontâneas acontecem tão lentamente que são consideradas que precisam de uma energia adicional (uma fonte extra de calor, luz ou eletricidade) para se considerar completa.
Uma reação elementar é