reações quimicas e um estudo aplicado: tratamento de primario de agua
ENGENHARIA MECÂNICA
REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ÁGUA
JAIR BRAGA
JOÃO VITOR
LAIANA CERQUEIRA
LUCAS FARIAS
MARCELO ARAÚJO
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA MECÂNICA
REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ÁGUA
JAIR BRAGA
JOÃO VITOR
LAIANA CERQUEIRA
LUCAS FARIAS
MARCELO ARAÚJO
Relatório referente á 8ª prática, para o curso de Engenharia, disciplina Química Geral, turno Vespertino, sob orientação da professora Viviana Mateus.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
1. Fundamentação Teórica
Reação química é um processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras, ¹ ou seja, se uma ou mais substâncias presentes no estado inicial de um sistema transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é um reação química ou transformação química.² Há, contudo, algumas evidências que estão associadas á ocorrência de reações químicas e que podem indicar a sua ocorrência. Algumas delas são: mudança de cor, liberação de calor, formação de precipitado, liberação de gás, dentre outras.
Por definição, tratamentos primários são todos os processos físico-químicos a que é submetida uma água, para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas para uma determinada aplicação industrial, ou para consumo potável. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas. Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Fluoretação e a Correção de pH.³ A coagulação é quando a água na sua forma natural (bruta) entra na estação de tratamento de água, e recebe nos tanques uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para juntar as partículas sólidas que se encontram