PLANO DE AULA DARDO
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco
DISCENTES:
TEMA
Lançamento de dardo
OBJETIVO
Realizar a prática de lançamento de dardo, com o propósito de transmitir aos discentes a prática inicial da modalidade de maneira mais clara.
METODOLOGIA
A princípio será realizada uma breve introdução sobre a modalidade de lançamento de dardo. Logo em seguida serão abordados dois exercícios principais de progressão técnica, sendo eles:
Extensão do braço:o discente começará a andar normalmente, porém a cada 4 passadas irá realizar a extensão de braço para trás e simultaneamente rotação do tronco para o mesmo lado em que se encontra o dardo. Esse exercício visa o conhecimento e o aperfeiçoamentoda técnica de arranque dentro do ritmo das 5 passadas, onde ocorre a extensão do braço.
Lançamento após corrida livre: o discente irá correr de forma livre (sem a necessidade do ritmo das 5 passadas e outros movimentos mais complexos), e posteriormente irá lançar o dardo. Os docentes orientarão os espaços em que deverá acontecer o exercício. Este exercício procura conhecer e aprimorar a técnica no momento do lançamento.
Por fim, será realizada a prática mais próxima do lançamento de dardo.
MATERIAIS
Dardos
REFERÊNCIA: Fernandes, M C. Jogos e brincadeira, atletismo e ginastica. Minas Gerais.
O LANÇAMENTO DO DARDO A história do lançamento do dardo, pode ter sua origem na pré-história. Empregado, inicialmente na caça e, posteriormente na guerra, como arma de combate.
É uma das provas mais antigas do atletismo, sendo disputada nos Jogos Olímpicos da
Velha Grécia.
Nos Jogos Olímpicos da era moderna, a primeira menção que se tem do dardo data de
1886, quando o sueco A. Wiger estabeleceu o primeiro recorde mundial, com a marca de
33.81 metros.
Como esporte internacional seu aparecimento se verificou em 1906, durante os Jogos
Olímpicos de Atenas, onde outro sueco, Eric Kleinning, saiu vencedor, com 53,89 metros.