ARTIGO QUIMICA
Matheus Lima Borges (ENG.CIVIL/UNIFACS, Matheus_sm9@hotmail.com), Lorrane Jadine Brandão Brito (ENG.AMBIENTAL/UNIFACS, 164151062@unifacs.edu.br), Igor Caetano Brito de Oliveira (ENG.AMBIENTAL/UNIFACS, 164151066@unifacs.edu.br), Felipe Cerqueira Chagas (ENG.AMBIENTAL/UNIFACS, 164151037@unifacs.edu.br), Bruno Castro de Oliveira (ENG.CIVIL/UNIFACS, brunocastro@hotmail.com).
Nome da equipe:
Orientador: Xisto Albuquerque Neto (DEG/UFLA, xisto@ufa.br)
Palavras Chave: tratamento, coloração, água, reações.
Resumo
Este artigo tem como base experimentos feitos em um laboratório, observando a coloração, Ph, precipitado, liberação de gás e temperatura. Ao se colocar em prática as experiências compreendemos o tratamento primário da água e suas reações.
Introdução
Por definição, tratamentos primários são todos os processos fisico-químicos a que é submetida uma água, para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas para uma determinada aplicação industrial, ou para consumo potável.
No processo efetuado no laboratório de química, efetuamos a purificação primaria da água das diversas formas que possibilitaram a visualização dos processos necessários para sua utilização, através dessa experiência houve varias conclusões em relação ao processo.
A água pode ser subdividida, quanto ao seu consumo, em: água de uso potável, água de uso industrial. Podemos definir, para melhor compreensão, que um tratamento primário de água é aquele que modifica a qualidade da água quanto ao aspecto, cor, turbidez, bem como modifica as características químicas, em alguns casos de forma bastante intensa. Fluxogramas ---
Resultados e Discussão Após numerar os 5 tubos de ensaio, percebemos que houveram reações distintas em cada tudo, com resultados diferentes.
No tubo 01, ao adicionar 1mL de uma solução de cloreto de sódio(NaCl) 0,1M e 1mL da