artigo quimica
Felipe Brandão (030131090@unifacs.edu.br), Gabriel Bouzon (gabriel.bouzon@hotmail.com), Misael Costa (misaelcosta@hotmail.com), Vitor Magno (vito.magno@hotmail.com), Silas Lapa (silaspcgame@gmail.com)
Orientador: Iran Talis Viana Santos
Palavras Chave: Soluto, Solvente, Solubilidade, Miscibilidade, gasolina, etanol, hexano, água.
Resumo Na primeira parte da experiência, estudamos a polaridade das moléculas de solventes e de solutos, observando a sua influencia na solubilidade em diferentes solventes (água, hexano e etanol), para num segundo experimento, podermos determinar a quantidade de álcool numa amostra de gasolina.
INTRODUÇÃO O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinado solvente, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descrevidos. A solubilidade de um sólido em um líquido ou a miscibilidade entre líquidos depende principalmente das forças intermoleculares existentes. Daí a afirmação de que:
Substâncias polares se dissolvem em líquidos polares;
Substâncias apolares se dissolvem em líquidos apolares.
Ou, como se diz, “semelhante dissolve semelhante”. (Feltre, 2004). Como consequência, verifica-se que a maioria das substâncias orgânicas (que são apolares) não se dissolvem na água (que é um líquido polar). Pelo contrário, as substâncias orgânicas são, em geral, solúveis nos chamados solventes orgânicos, como os hidrocarbonetos, éteres, etc., que são apolares (ou pouco polares). (Feltre, 2004). O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. E solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea.
Esta prática foi realizada visando identificar, perante determinados tipos de solventes (água, etanol e hexano),