Artigo Quimica
Augusto Cesar Teixeira da Silva Filho (augusto.contatos@hotmail.com), Francielly Novais Almeida (fran.almeidinha@hotmail.com), Antônio Sergio B Reis Jr (sergio.brj@hotmail.com), Valnei da Cruz Nascimento (valneidacruz@hotmail.com), Carla de Oliveira Carvalho (carla.oliveira918@hotmail.com), Josemar Ferreira de Araújo (josemar2006@yahoo.com.br).
Orientador: Rafael Moreira Siqueira (rafael.siqueira@pro.unifacs.br)
Palavras Chave: propriedades periódicas, oxidação, redução, halogênios, metais.
Resumo
Analisar as propriedades oxidantes e redutoras de algumas espécies químicas, em função das propriedades periódicas na aula de laboratório, nos levou a ampliar nossos conhecimentos, pois foi possível enxergar com clareza o processo de oxidação e redução, ficando bem definido que o agente redutor, por possuir maior raio atômico tendo mais facilidade de perder elétrons, se oxida para poder reduzir o outro elemento, que em situação aquosa pode se verificar o PH com um indicador ácido base fenolftaleína.
Introdução
As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que demarcam sua localização na tabela periódica. Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. Muitas das propriedades dos elementos variam de uma maneira mais ou menos regular, à medida que caminhamos da esquerda para a direita dentro de um período ou de cima para baixo dentro de um grupo, na tabela periódica. A maioria das variações pode ser explicada diretamente em termos de variações nas estruturas eletrônicas dos elementos. As principais propriedades periódicas são: raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, eletropositividade e potencial de ionização, porém, trataremos aqui apenas as mais pertinentes para o entendimento dos experimentos descritos neste trabalho.
Primordialmente, temos