quimica experimental
2m ∂(r²) ∂t 1 2 3
Segue as questões propostas:
2.1a) O QUE SIGNIFICA O TERMO Ψ(r)?
De acordo com Schrodinger, em decorrência do caráter dual da matéria (onda-partícula), mesmo que uma partícula se mova em uma trajetória definida, ela estará distribuída em todo o espaço como uma onda, assim, uma onda quântica equivaleria ao conceito de trajetória na mecânica clássica.
Vamos considerar uma partícula microscópica (por exemplo, um elétron) que se movimenta em três dimensões. Vamos aceitar que o estado dessa partícula, em um instante de tempo (t), é completamente definido por uma quantidade complexa chamada função de onda, e indicada pelo símbolo Ψ(r), em que (r) é uma coordenada espacial.
2.2 b) O QUE SIGNIFICA O TERMO |Ψ|²? QUAL SUA RELAÇÃO COM A DEFINIÇÃO DOS ORBITAIS ATOMICOS?
Isoladamente Ψ (psi) não tem nenhum significado físico. Entretanto, o quadrado de seu valor absoluto, |Ψ|², possui um significado muito importante. Esta é a expressão matemática que nos possibilita calcular como a probabilidade de se encontrar uma partícula varia de lugar para lugar.
Sua relação com as orbitais atômicas é que expressa a probabilidade de o elétron ser encontrado em cada ponto do espaço entre o núcleo do átomo e o infinito (“sua orbita”).
2.3 c) O QUE SIGNIFICAM OS TERMOS (1), (2) E (3), RESPECTIVAMENTE?
(1) ħ² ∂²(r) => trata-se da equação estacionaria (independente do tempo) para
2m ∂r² partículas livres não relativistas de massa m. (2) VΨ(r) => trata-se da energia em potencial. E é o ponto crucial: a partir dele, recorremos à equação para obter a função de onda, da mesma forma que na mecânica clássica precisávamos conhecer a força exercida sobre a partícula para conhecer sua posição em todos os momentos que desejássemos.
(3) –iħ ∂Ψ(r) => Na equação, i é o número imaginário, ħ = ∂t h/2π, que é