Quimica experimental
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA
PLANTA PILOTO DE INOVAÇÃO (PPI)
Engenharia de Produção
Aluno:
RELATÓRIO DE PRÁTICA N°: 02
Química Experimental
Prof. Fábio
Data: 9/08/2011
INTRODUÇÃO TEORICA
A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera. O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes.
MATERIAIS E MÉTODOS:
1.1. Materiais:
- Balão de destilação
-Termômetro
-Rolha
-Condensador reto
-Manta de aquecimento
-Suporte universal
-Garra
-Bolas de vidro
1.2. Reagentes:
-Álcool hidratado, 50 ml
-Água, 50 ml
1.3. Metodologia: Para dar inicio ao experimento, montamos a aparelhagem utilizada.
O balão de destilação fica posicionado em cima da manta de aquecimento e é adaptado ao condensador reto e ao termômetro, com rolhas. O termômetro deve ficar posicionado o mais próximo possível da saída de vapor do balão para o condensador.
As conexões de entrada e saída de água devem estar dispostas de baixo para cima, respectivamente. Dessa forma tem-se um melhor resfriamento do condensador, sendo ele fixado no suporte universal com as garras.
À mistura de água e álcool foram adicionadas umas quatro bolinhas de vidro, a fim de evitar que bolhas da mistura saiam junto com o liquido destilado, durante a ebulição.
Então a manta de aquecimento foi ligada, quando o termômetro atingiu a temperatura de 79°, caiu a primeira gota de álcool. E ao marcar no termômetro 83°, a manta de aquecimento foi desligada.
RESULTADOS: Através desse experimento, foram obtidos 48