quimica experimental
- Padronizar a concentração de uma base, usando titulação;
- Determinar a massa molar (MM) de um composto, por titulação;
- Determinar a concentração de ácido acético no vinagre;
3. REFERENCIAL TEÓRICO
“[..]ácido são substâncias que, dissolvidas em água, se ionizam, liberando, na forma de cátions, exclusivamente íons H+”. (SARDELLA, p.74).
“[...]bases são substâncias que, dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica, liberando na forma de ânions, exclusivamente íons OH-”. (SARDELLA, p.74).
'Propuseram que um ácido fosse qualquer substância capaz de doar um próton a qualquer outra substância. Assim, os ácidos podem ser compostos neutros [...]''. (KOTZ, p.65).
''[...] uma é uma substância que pode receber um próton de uma outra substância. Pode ser um composto neutro. '' (KOTZ, p.66).
indicadores são bases ou ácidos fracos orgânicos, os quais assumem cores distintas para diferentes valores de pH. '' (PULSAR, MARTINS J. p.105).
indicador, uma substância cuja cor se altera dentro de uma faixa conhecida de pH”. (KOTZ p.78).
''Ácidos fracos são aqueles ácidos que não se ionizam 100% em solução aquosa, e a grande maioria dos ácidos são fracos eles se ionizam muito pouco'' (PULSAR, MARTINS J. p.106).
''Uma base que não se dissocia toda também são bases fracas, geralmente quanto menor for à solubilidade de uma base menor será sua força, e são representadas pela grande maioria das bases, que são representadas pelas bases de metais dos demais grupos, exceto as bases dos metais do grupo 1A e 2A. (PULSAR, MARTINS J. p.106).
4. METODOLOGIA
Para a primeira experiência peguemos um béquer vazio e pesamo-lo, em seguida foi colocado com uma espátula dentro dele quatro lentilhas de NaOH e anotado a massa das lentilhas.
O próximo passo, foi acrescentar 50 ml de água destilada no béquer, dissolvendo