Quimica experimental
Aprender a diferenciar e reconhecer os diferentes tipos de reações químicas, além de identificar se a reação reage ou não.
Introdução:
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial chamados de reagentes. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias, conhecidos como produtos, diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
- Reação de deslocamento ou simples troca:
São reações em que um elemento químico de uma substância simples substitui outro elemento de um composto, libertando-o, como substância simples.
Condições de ocorrência de reações de deslocamento:
As reações de deslocamento ocorrem quando o elemento que substitui outro, da substância simples, é mais reativo.
- Reações de dupla troca ou duplo deslocamento:
Esta reação ocorre quando duas substâncias compostas trocam entre si partes de suas estruturas, formando duas novas substâncias compostas.
- Características de reações de dupla troca:
Formação de precipitado
Formação de uma substância volátil
Formação de uma substância mais fraca.
Quanto à velocidade da reação:
A cinética química é responsável por medir a rapidez dos fenômenos que ocorrem na química. São determinantes da velocidade de uma reação química, dentre eles destacam-se a temperatura, concentração, catalisador e superfície.
Reações rápidas: são aquelas que, como o próprio nome diz, ocorrem de maneira bastante rápida, em segundos ou em