Quimica- detergente
Trabalho de investigação realizado por:
Miguel Henriques Nº23
Sérgio Sousa Nº29
Disciplina: Física 12º
Professor: Paulo Martins
Índice Introdução …………………………………………………………………….2 e 3 Tipos de supercondutores ……………………………………………………..4 e 5 Maglev ………………………………………………………………………….6 e 7 LHC…………………………………………………………………………….8 e 9 Ressonância magnética nuclear……………………………………………………10 Webgrafia ..………………………………………………………………………..11
Introdução
Todo o material, por melhor condutor que seja, apresenta uma certa resistência eléctrica, ou seja, uma oposição à movimentação dos portadores da corrente.
O material será tanto melhor condutor quanto menos oposição oferecer à passagem da corrente e esta característica é-lhe inerente; não depende da sua forma ou dimensões.
Esta característica toma o nome de condutividade e varia de material para material. Assim, o ouro, a prata e o cobre são excelentes condutores porque apresentam uma elevada condutividade eléctrica ou baixa resistividade; enquanto materiais como o ferro e o mercúrio são maus condutores por terem baixa condutividade ou elevada resistividade (a resistividade é o inverso da condutividade). Isto significa que dois condutores da mesma espessura e comprimento feitos de materiais com condutividades diferentes terão resistências eléctricas diferentes. Existem ainda os semicondutores que são geralmente materiais cristalinos com condutividade intermédia (entre os bons e os maus condutores). A condutividade dos semicondutores pode ser aumentada por adição de quantidades muito pequenas de outros materiais, entre outros métodos. Os semicondutores estão na base de transístores, reflectores, circuitos integrados (chips de silício) e de muitos outros objectos tecnológicos.
Semicondutores a serem montados numa sala limpa na fábrica da SONY em Oita, no Japão. Os trabalhadores usam roupa que impede a queda de