quimica CLEYTON
CLEYTON RIBEIRO DO ESPIRITO SANTO
ÁCOOL
Ji-Paraná-RO
2015
CLEYTON RIBEIRO DO ESPIRITO SANTO
ÁLCOOL
Trabalho apresentado ao curso de ensino Média, da E.E.E.F.M.JULIO GUERRA Avaliação da disciplina de Geografia. Sob a orientação da professora
JI-PARANÁ-RONDÔNIA
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre ÁCOOL e Monoálcoois, Diálcoois, Poliálcoois, Nomenclatura (I.U.P.A.C.) as Nomenclatura usual, Propriedades físicas, Solubilidade em água, Pontos de fusão e ebulição, O Etanol... para melhorar compreensão..
São denominados álcoois todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura a hidroxila ( -OH ), que deve estar ligada a um átomo de carbono saturado.
- Monoálcoois
São os compostos que apresentam apenas uma hidroxila. Exemplo:
CH3-CH2-OH (etanol)
CH3-CH2-CH2-OH (propanol-1)
A hidroxila em monoálcoois pode estar ligada à carbono primário, secundário ou terciário, formando assim, álcool primário, secundário e terciário, respectivamente.
- Diálcoois
Possuem duas hidroxilas. Exemplo:
HO-CH2-CH2-OH
Obs: não existem álcoois com duas hidroxilas no mesmo carbono. Quando isso acontece, o composto fica instável, e transforma-se em aldeídos.
- Poliálcoois
Possuem três ou mais hidroxilas:
Glicerina
Nomenclatura (I.U.P.A.C.)
A nomenclatura dos álcoois é bastante semelhante à dos hidrocarbonetos:
- Prefixo do número de carbonos (met, et, prop, but, ...) + tipo de ligações (an, en, in, dien, ...) + OL
- A numeração da cadeia principal começa da ponta mais próxima à hidroxila. Se a hidroxila estiver exatamente no meio da cadeia, a numeração deverá ser feita de acordo com a insaturação, e por último, pela ramificação.
Exemplos:
met + an + ol = metanol (um carbono, ligação simples (na verdade, não há ligação entre carbonos pois só existe um carbono no composto), OL pois é um álcool)
et + an + ol = etanol (dois carbonos, ligação simples, e OL porque é um álcool)