Ligações metalicas
SUBSTANCIAS
SIMPLES E COMPOSTAS
ALUNO:
CLEYTON SANDRO MARTINS
SUMARIO
1. LIGAÇOES METALICAS ..................................... FOLHA 04 2. SUBSTANCIAS PURA SIMPLES .............................. FOLHA 06 3. SUBSTANCIAS COMPOSTAS ................................ FOLHA 06
INTRODUÇÃO
Vamos entender um pouco mais sobre ligações metálicas, sua condutividade.
E como são formadas as substancias simples e compostas
1. LIGAÇÃO METALICA
Ligação metálica é constituída pelos elétrons livres que ficam entre os cátions dos metais (modelo do gás eletrônico ou do mar de elétrons). Os metais são constituídos por seus cátions mergulhados em um mar de elétrons.
A ligação metálica explica a condutividade elétrica, a maleabilidade, a ductilidade e outras propriedades dos metais. [pic]
[pic]
Ligas metálicas são misturas sólidas de dois ou mais elementos, sendo que a totalidade (ou pelo menos a maior parte) dos atómos presentes é de elementos metálicos.
Exemplos:
[pic]
[pic]
2. SUBSTANCIAS PURAS SIMPLES:
São formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo: • o gás hidrogênio que é formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si = H2 • o ozônio formado por três átomos de oxigênio = O3 • o gás de oxigênio que é formado por dois átomo de: O2.
3. SUBSTANCIAS COMPOSTAS
As substâncias formadas por mais de um tipo de átomo ou íon chamam-se substâncias compostas. Exemplos: além do açúcar e do álcool, temos a água, o sulfato de cobre, o ácido clorídrico, o metano, a amônia, o cloreto de sódio, entre outras.
As substâncias compostas podem ser desdobradas em substâncias mais simples. Isso