Estatistica
Em Limeira, o número de idosos internados em instituições tem aumentado. Supõe-se, entretanto, através de pesquisas realizadas por vários profissionais, inclusive da área de Serviço Social, que apenas a minoria dos familiares assume a responsabilidade devida junto ao seu ente querido depois que este está dentro da instituição, apesar de muitas vezes os familiares saberem da importância do seu papel no processo de acompanhamento e inclusão desses idosos na sociedade.
Com base nesta suposição, e reconhecendo as várias dificuldades que esta fase impõe aos idosos, pensa-se então que os idosos constituem um grupo que recebe menores atenções da sociedade, tornando o envelhecimento uma espécie de deserto improdutivo, no qual nem as ilusões florescem.
Coloca-se com este pensamento que a fase do envelhecimento é um dos períodos de perdas que exige de cada um, grande esforço de adaptação a condições pouco favoráveis. O que acaba nos levando a pensar que tendo os idosos se dedicado mais da metade de suas vidas a família, encontram-se num impasse, talvez pela primeira vez estejam solicitando, atenção e honra que lhes são devidas.
Com base nestas suposições fomos conduzidas a elaborar esta pesquisa junto a instituição Asilo João Kuhl Filho, a qual abriga, hoje, 60 idosos de ambos os sexos, e com idade a partir de 60 anos.
Esta instituição nasceu em 17 de janeiro de 1917, com o nome de Asilo de Mendicidade de Limeira, passando em 16 de agosto 1952 a se chamar Asilo João Kuhl Filho em homenagem a seu fundador. É uma entidade Filantrópica de Limeira que tem por finalidade acolher pessoas idosas que não podem prover a subsistência, sem distinção alguma quanto à raça, condição social, credo político ou religioso.
1- HIPÓTESE:
Considerando que o trabalho com o idoso é um campo abrangente e de preocupação da nossa categoria, quanto Assistentes Sociais, devemos