Quimica 1
Determinação da fórmula química de um sal desconhecido
Curso: Química 204
Professor: Filiberto
Grupo:
- Fernanda Sabrina de Souza (21740) - Giulia Oliveira Santos Medeiros (20868)
- Luana Batista Siqueira (20904)
- Maria Angélica Barbosa (20921)
Itajubá - MG
15/04/2011
Resumo:
Nesse relatório realizamos experiência com um sal, fizemos analise por via seca, com o teste da chama e por via úmida para concluirmos de que sal se tratava.
Introdução:
Para realizar o experimento, primeiramente medimos a massa do cadinho vazio e a seguir medimos o cadinho contendo sal, e calculamos a diferença das medidas para obtermos a massa do sal. Em seguida colocamos o cadinho com sal tampado sobre o triângulo, e o aquecemos por cerca de 5 minutos, logo após retiramos o conjunto e deixamos voltar a temperatura ambiente.
Enquanto esperávamos o cadinho esfriar, realizamos o teste da chama, utilizamos um fio de platina, acido clorídrico concentrado, amostra do sal e bico de Bunsen, para identificar o possível cátion. Depois fizemos a analise por via úmida, usando três tubos de ensaio com uma pequena porção de sal hidratado no fundo em cada um com diferentes soluções em cada para descobrirmos o cátion e o ânion da amostra.
No final do experimento, pesamos o cadinho tampado com o sal já com a temperatura ambiente, para identificarmos os números de moléculas de hidratação.
Materiais e Métodos
Materiais:
1 fio de platina com haste, 1 bico de Bunsen, 1 vidro de relógio, 1 pedaço de lixa fina, 1 suporte para tubos de ensaio, 3 tubos de ensaio,1 espátula, 1 balança analítica, 1 tripé de ferro, 1 triângulo de porcelana, 1 cadinho com tampa, 1 cronômetro, amostra de sal, solução de AgNO3, solução de BaCl2, solução de K3[Fe(CN)6], solução de HCl, solução de HNO3.