Química 1
O Que é Transformação Química ? Transformação química é a transformação que muda a característica das substâncias envolvidas, podemos perceber que ocorreu uma transformação química, através da mudança de cor, variação da temperatura, formação de um precipitado. As transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substâncias, isto é, substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Para um reação acontecer, é necessária a interação entre substancias químicas que as compõem, além da probabilidade de ocorrência de colisões entre as moléculas, que possibilite o rearranjo de átomos de forma a transformar os reagentes em novas substâncias.
São exemplos de transformações químicas, muitas das situações que te rodeiam no dia-a-dia: apodrecimento de frutos, deterioração de alimentos, enferrujamento do ferro, fermentação alcoólica, formação de coalhada, respiração dos seres vivos, fotossíntese, oxidação da prata, produção de tecidos a partir do algodão, produção de pão (farinha, fermento, água, sal e açúcar, durante a fermentação ocorre liberação de gás carbônico, por isso o pão "cresce"), produção do vidro a partir da areia, extração de corantes, produção do vinho a partir da fermentação da uva .
05
1.2 – OBJETIVOS
O objetivo foi reconhecer através da visão e do tato as transformações químicas.
06
1.3 - MATERIAIS E REAGENTES
Erlenmeyer
Béquer
Bastão de vidro
Espátula
Solução aquosa de hidróxido de sódio 25% NAOH
Acido clorídrico 37%PA
Hidróxido de cálcio pó PA CA (OH)2
Zinco granulado 20MECH
Água destilada
Pipeta graduada
Pera de sucção
07
1.4 - PROCEDIMENTOS
1- Pipetar 10 ml de ácido HCL, colocar no béquer, depois pegar 2 colheres (espátula) de Zinco Granulado, mistura-los no Erlenmeyer. Bexiga cinza para o experimento.
2-