Amostragem probabilística
Curso de Administração
Estatística Docente: José Silva
Discente: Thiago Arnoud Fernandes de Carvalho
30 de Agosto de 2012
1. FALE SOBRE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA.
Amostragem probabilística ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer.
Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável. Amostragem Probabilística
Uma amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Desta forma, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.
Consideraremos aqui os seguintes planos de amostragem probabilística:
1 – Amostragem Aleatória Simples
2 – Amostragem Proporcional Estratificada
3 – Amostragem Sistemática.
2. EXEMPLIFIQUE (PELO MENOS 7 EXEMPLOS)
Amostragem por Julgamento
É baseada na escolha deliberada e exclui qualquer processo aleatório. O uso deste método requer uma boa compreensão da população. O que, no entanto, caracteriza este método é que cada caso selecionado, ou cada seleção é pré-determinada e não depende de chance.
A amostragem por julgamento apresenta algumas desvantagens, que são:
• É propensa a parcialidades;
• A amostra é tão pequena que pode ser um problema acerca da credibilidade dos resultados;
• Os resultados amostrados não podem ser usados para extrapolações a partir dos casos selecionados para o levantamento da população, e não podem prover estimativas da população. Neste caso vemos que o risco desse tipo de testes situa-se, principalmente, na eventualidade de que o resultado venha a ser projetado para formar um juízo global, o que não