Pisa
Lançado em 1997 pela OCDE, o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um estudo internacional que tem como objetivo avaliar os sistemas de ensino em todo o mundo por meio de testes de habilidades e conhecimentos, de 15 anos de idade, estudantes. Até à data, os estudantes que representam mais de 70 países e economias participaram da avaliação.
Desde o ano 2000, a cada três anos, um grupo escolhido aleatoriamente de 15 anos de idade fazer testes nos temas-chave: leitura, matemática e ciência, com foco dado a um objeto em cada ano de avaliação. Os estudantes e diretores de suas escolas também preencher questionários de fundo para fornecer informações no fundo dos estudantes família ea forma de suas escolas são executados. Alguns países e economias também optar por ter os pais preenchem um questionário.
Em 2000, o foco da avaliação foi a leitura, em 2003, matemática e resolução de problemas, em 2006, a ciência e, em 2009 ler novamente. De 2012 a coleta de dados focando matemática está no bom caminho e inclui uma avaliação baseada em computador opcional de matemática e leitura, envolvendo cerca de 30 países, bem como uma área opcional de avaliação: a literacia financeira, que 19 países têm tomado. Planejamento já começou para a avaliação do PISA 2015 com a primeira reunião de gerentes de projetos nacionais previstas para setembro de 2012.
O PISA é único porque ele desenvolve testes que não estão diretamente ligados ao currículo escolar e fornece o contexto através dos questionários de fundo, que pode ajudar os analistas a interpretar os resultados. Os testes foram projetados para avaliar em que medida os estudantes no final da escolaridade