Amostragens probabilísticas
- Amostragem Aleatória Simples: Os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra.
- Amostragem Aleatória Simples com Reposição: Processo de sorteio aleatório dos elementos da população realizado através de uma tabela de números aleatórios, através de algum software que sorteie os elementos com base em algum algoritmo aleatório.
- Amostragem Aleatória Simples Sem Reposição: É realizada de forma semelhante a com reposição, diferenciando por não repor a amostra retirada na população para o próximo sorteio, a probabilidade de cada elemento seguinte a ser sorteado é condicionada a retirada dos elementos anteriores da população.
- Amostragem Aleatória Estratificada: Processo de amostragem no qual se divide uma população em grupos, podendo conter elementos heterogêneos.
- Amostragem Estratificada Uniforme: Numero de elementos sorteados em cada estrato é igual em todos os extratos.
- Amostragem Estratificada Proporcional: Numero de elementos sorteados em cada estrato é proporcional ao numero de elementos existentes em cada extrato.
- Amostragem Estratificada Ótima: Número de elementos sorteados em cada estrato é proporcional a quantidade de elementos em cada estrato e a variação da variável de interesse.
- Amostragem Sistemática: População ordenada segundo algum critério como fichas, lista telefônica.
- Amostragem por Conglomerado: Pesquisa por bairros, quarteirões, domicílios, famílias que serão sorteados para composição dos elementos da amostra e a pesquisa é realizada de forma sistemática ou simples.
Amostragem Não Probabilísticas
- Amostragem Acidental: Entrevistados são acidentalmente escolhidos.
- Amostragem por Julgamento: Escolha dos elementos da amostra por um especialista no assunto, que seleciona os elementos que julga os mais apropriados para o estudo em questão.
- Amostragem Intencional: Investigador se dirige intencionalmente a um grupo de elementos dos quais deseja saber